quinta-feira, 26 de maio de 2011

6º Passeio Pedestre - GeoRota de Orvalho - 28 de Maio - Oleiros‏


Caminhada Castelo de Bode - 29 de Maio‏


VI Encontro pelo Rio Sabor

Programa  |  Informações  |  Apoios  |  Inscrição

Nota: O Programa está ainda em construção, pelo que poderá sofrer alterações.
Sexta 17 de Junho
20:00 – Recepção de participantes
21:00 – Saída de campo para escuta/detecção de aves de rapinas nocturnas – Lúcia Lopes e André Aguiar (CERVAS)
22:00 – Convívio com habitantes locais.
Sábado 18 de Junho
09:00 – Início do passeio pedestre com partida de Lagoa até ao rio Sabor;
13:00 – Almoço campestre na margem do Sabor (da responsabilidade dos participantes);
14:30 – Caminhada até à ponte de Remondes ao longo do Rio;
16:30 – Oficinas (Ictiofauna (Amílcar Teixeira do IPB), Flora – Anabela Amado), jogos tradicionais, canoagem.
18:00 – Regresso à ALDEIA de Lagoa (Carro).
18:30 – Tertúlia com habitantes locais e das aldeias próximas; jogos tradicionais.
20:00 – Jantar;
21:30 – Actividades nocturnas: 
            - Exibição do documentário – (a confirmar) 
            - Oficina de acústica de morcegos – Francisco Amorim (CIBIO)
            - Saída de campo para escuta/detecção de aves de rapinas nocturnas – Lúcia Lopes e André Aguiar (CERVAS)
10:30 - Animação nocturna com música tradicional – Las Çarandas | Andacamino
Domingo 19 de Junho
09:30 – Pequeno-almoço na Aldeia (produtos regionais);
10:30 – Actividades Diversas (Queijo, Pão, Teares) Oficinas, Jogos tradicionais;
13:00 – Almoço na Aldeia de Lagoa;
14:30 – Ócio no rio;
         – Demonstração do projecto Rios.

18:00 – Regresso. 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

VIII Foro de Biodiversidad en Ciudad Rodrigo


 
 Ciudad Rodrigo acoge del 30 de mayo al 1 de junio el VIII Foro de Biodiverdad del Comité Español de la UICN, que versará sobre los "Agrosistemas Ibéricos".
 
Gracias a la colaboración de la Fundación Naturaleza y Hombre en el contexto de la celebración de su Foro Hispano-Luso de Desarrollo Rural, Conservación de la Naturaleza y Biodiversidad (apoyado por el Ministerio de Medio Ambiente, Medio Rural y Marino); para el año 2011 se pretende que la temática del Foro gire en torno a los Agrosistemas, motivado por la desaparición de las razas agrícolas y ganaderas fruto de la intensificación del sector, el cambio global que nos lleva a una necesidad de aumentar el conocimiento en cuanto a estrategias de adaptación y mitigación aplicadas, así como la inminente reforma de la Política Agraria Comunitaria (PAC) para el período post 2013.
 
Con este foro, el CeUICN y FNYH colaborarán en la implementación de las recomendaciones 4.135 de Impacto ambiental de la producción de energía eólica en las áreas de montaña hispano-lusas y  4.131 de Conservación del Oeste de la Península Ibérica emitidas por la UICN.
 
 
Ficha de inscripción

Festival Serra da Estrela regressa este Verão


Depois de dois anos de interrupção, o Festival Serra da Estrela regressa ao calendário de Festivais de Verão.
O evento irá decorrer nos dias 25, 26 e 27 de Agosto, no complexo do Ski Parque (Relva da Reboleira – Sameiro), junto às margens do Rio Zêzere, no concelho de Manteigas. Sendo que o programa será anunciado em breve. Inserido no “coração” da Serra da Estrela, em pleno Parque Natural, o Festival pretende através da música sensibilizar a comunidade para a preservação do meio ambiente. A iniciativa é uma organização do município de Manteigas, em parceria com a Orgânica – Associação Cultural e Social e com o Grupo Sabores Altaneiros (SKI Parque). Para mais informações deve consultar o site oficial do Festival em www.festivalserradaestrela.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

Caminhada Ecológica



Ascensão à Torre - Caminhada Ecológica


Aqui está a nossa segunda actividade para este ano.

No seguimento dos nossos objectivos em querer divulgar e promover a nossa região, nomeadamente a freguesia de Alvoco da Serra, surge a nossa actividade dando assim ênfase ao trabalho efectuado pelo executivo da Junta de Freguesia ao criar percursos pedestres na freguesia.

A caminhada irá decorrer no Percurso Pedestre 4 – Caminhos de Pastoreio

A subida será efectuada desde a Sede da Associação culminando na Torre, alto do Maciço Central da Serra da Estrela.

O regresso será assegurado pela associação através de veículos.

A inscrição para a caminhada será aceite ate dia 6 de Junho bastando para isso enviar-nos um email para passagem.secreta.acr@gmail.com

NOTAS:
A caminhada só se realizará no mínimo com 10 participantes inscritos.
Devem levar roupa e ténis confortáveis assim como água e chapéu.
Irá ser almoço volante e da responsabilidade de cada um dos participantes.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Projecto “Tejo a Pé” quer rota pedonal entre Espanha e a foz do rio


Lusa

Os municípios ribeirinhos do rio Tejo foram hoje desafiados pela Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARHT) a criar uma grande rota pedonal entre a fronteira de Espanha e a foz, em Lisboa.
A ARH do Tejo defendeu hoje a integração global das rotas ribeirinhas em “caminhos de pé posto”, o mais próximos possível das margens do Tejo, e segundo as regras e simbologia internacionais.

Em declarações, à margem da primeira sessão pública de debate sobre o projecto - “O Tejo a pé, naturalmente” -, que hoje se realizou no centro náutico de Constância, a vice-presidente da ARH-Tejo disse que a ideia é fazer uma “linha contínua” com as várias rotas existentes e com os vários pontos que ainda não têm um roteiro”, para criar um “corredor uno, um trajecto completo”.

Simone Pio disse ainda que este projecto tem o propósito de “dar a conhecer e aproximar as pessoas num corredor entre a foz do rio, em Lisboa, e a fronteira” com Espanha, permitindo que as populações “se aproximem, redescubram e valorizem” o seu património, como um “corpo integrado”.

O projecto “Tejo a Pé” visa “fomentar e potenciar” o turismo ambiental e o acesso educativo aos espaços naturais e ao património, constituindo-se como “um produto ecoturístico em que os actores fundamentais serão as populações” locais, disse.

Lançar o debate em torno desta ideia foi o mote da sessão de debate “Tejo a Pé”, no âmbito da qual foram hoje debatidas estratégias de promoção ambiental e turística e apresentados casos de sucesso, a nível nacional e ibérico, que “comprovam a pertinência e viabilidade do projecto em causa”, nomeadamente em termos turísticos, económicos e culturais.

Um projecto que Simone Pio classificou de “estruturante e transversal”, tendo manifestado à Lusa o desejo que o mesmo esteja concluído em 2015 e se configure como um “contributo significativo” no âmbito da candidatura do Tejo a Património da Humanidade. In Ecosfera