domingo, 29 de março de 2015

Caminhar pelo Vale Glaciar do Zêzere

Com início na zona de Manteigas, faremos a subida integral do maior vale glaciário de Portugal, o Zêzere, na Serra da Estrela. De trajecto linear, este vale apresenta ainda os vestígios da última glaciação e dos processos que deram origem a este monumento natural. O rio Zêzere, de águas cristalinas e frias será também uma constante ao logo do percurso, que termina, praticamente na sua nascente, no Covão d'Ametade. 



FICHA TÉCNICA
Ponto de encontro: bombas da Galp em Manteigas 
Hora: 09h30

Duração da caminhada: 4:30h
Distância: 13 km
Tipologia: Linear
Dificuldade: Média
Início e final de percurso: Caldas de Manteigas – Covão da Ametade
Diferença altitudinal: 625m (cota mínima – 810m; cota máxima - 1435m)

Preço p/pax: 17,5€ (Inclui o acompanhamento por guia, seguro de acidentes pessoais,lanche regional e o IVA)

RECOMENDAÇÕES E CONSELHOS PRÁTICOS: Para esta actividade são necessários calçado confortável (de preferência botas de montanha ou desportivo), calças, corta-vento e restante vestuário adaptado à estação do ano e às previsões meteorológicas.

Protector solar (em altitude, a exposição solar e os ultra-violetas são mais intensos). Levar água (pelo menos 1L) e lanche individual constituído, entre outros, por sandes, fruta ou barras energéticas.

Este programa específico conta com o acompanhamento e enquadramento técnico de Fernando Romão, guia de natureza com 20 anos de experiência.

Contactos para inscrições: rotaseraizes@gmail.com
924433370

domingo, 8 de março de 2015

Abertura de concurso para trabalho de caracterização florística | SPBotânica

A convite da Câmara Municipal de Alenquer, a SPBotânica foi convidada a fazer um estudo de caracterização da flora e vegetação do Canhão Cársico de Ota, no âmbito de um projecto mais abrangente "Caracterização e Centro de Interpretação do Canhão Cársico de Ota", financiado pelo Orçamento Participativo deste município.
É neste contexto que lançamos um concurso aberto a todos os sócios para a realização deste estudo. O trabalho será remunerado e decorrerá entre 23 de Março e 31 de Julho de 2015, sob a coordenação de um membro da Direcção da SPBotânica.
Plano de trabalhos:
1) Trabalho de campo (a ter início impreterivelmente na semana de 23-27 Março)
1.1 - Prospecção de espécies RELAPE
1.2 - Amostragem estratificada por habitats
2) Trabalho de gabinete
2.1 - Identificação de espécies
2.2 - Valoração das espécies e habitats
2.3 - Descrição das comunidades
2.4 - Produção de cartografia

3) Elaboração do relatório final do estudo (a finalizar até 31 de Julho)

Duração do trabalho: de 23 de Março a 31 de Julho de 2015.

Critérios de selecção:
- O candidato deverá ser sócio da SPBotânica e ter experiência comprovada em trabalho de campo, identificação de plantas e habitats (preferencialmente de regiões calcárias), desenvoltura no tratamento de dados e na produção de cartografia.
Documentos a enviar:
- Curriculum Vitae detalhado e carta de apresentação.

Método de selecção:
- Os candidatos serão avaliados com base na experiência demonstrada no seu currículo.

Composição do júri:
O júri será composto pelos membros da Direcção da SPBotânica. No caso do candidato ser simultaneamente membro da Direcção, será obviamente excluído do júri do concurso.

Remuneração:
O montante total do trabalho corresponde a 3005 EUR, valor que inclui despesas de deslocação, alojamento e alimentação. A remuneração será realizada contra entrega de recibo no final do trabalho.

As candidaturas deverão ser enviadas para spbotanica@gmail.com até 16 de Março de 2015. O resultado do concurso será comunicado a todos os candidatos por email até ao dia 19 de Março.

A Direcção da SPBotânica

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO - COMÉRCIO INVESTE DIA 9 DE MARÇO PELAS 18 H NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DO SABUGAL

A ADES – Associação Empresarial do Sabugal, em parceria com a ACG - Associação Comercial da Guarda, vai promover uma sessão de esclarecimentos sobre a medida Comércio Investe, agendada para o dia 9 de MARÇO, pelas 18H00 no Auditório Municipal do Sabugal (próxima Segunda-Feira).

Este projeto visa apoiar projetos promovido por associações e micro e pequenas empresas, inseridas na CAE 47 (Comércio a Retalho), visando a modernização e valorização da oferta dos estabelecimentos abertos ao público através da aposta na inovação e da utilização de formas avançadas de comercialização.
A participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória que poderá ser realizada presencialmente nas instalações da ADES, através do e-mail geral@ades.pt ou ainda pelo telefone 271 752 056, até ao dia 9 de março de 2015.