terça-feira, 3 de novembro de 2015

Municípios preparam candidatura da Serra da Estrela a geoparque e o Sabugal fica de fora ...

Mais uma vez o concelho do Sabugal fica de fora de uma estratégia regional....
Shutterstock Images - Licença Standard
Nove municípios dos distritos de Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão a preparar a candidatura da Serra da Estrela a geoparque, em colaboração com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e com a Universidade da Beira Interior.
O projeto do “Geopark Estrela” envolve os municípios de ManteigasCelorico da BeiraFornos de AlgodresGuardaGouveiaSeia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte.
IPG anunciou, em comunicado, que acolheu uma reunião de trabalho “onde foi analisada a proposta de candidatura à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) do Geopark Estrela”.
Os trabalhos contaram ainda com a participação da coordenadora do Fórum Português de Geoparques (UNESCO), Elizabeth Silva, e do presidente do Comité Nacional para o Programa Internacional das Geociências, Artur Sá, adianta a nota.
Segundo o IPG, no encontro “foi unânime o reconhecimento da importância desta classificação como indutora do desenvolvimento da Serra da Estrela”.
Acrescenta que os participantes sublinharam a “necessidade de iniciar o mais rapidamente possível o processo de candidatura”, tendo em conta que “os novos Programas de Geoparques Globais da UNESCO implicam um trabalho efetivo nos territórios, mesmo antes da sua classificação, com a definição de uma estrutura”.
A mesma nota refere que a totalidade dos municípios envolvidos no processo destacou a importância da classificação do geoparque “para a afirmação da marca Serra da Estrela”.
Nas próximas semanas vão ser dados “passos importantes na definição da estrutura de gestão do futuro geoparque e nas formas de financiamento”, tendo sido solicitados aos municípios contributos até ao final do corrente mês, conclui o IPG. in Beira.pt