segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lince ibérico é "excelente candidato" a participar em programa do Banco Mundial

Lusa

O lince ibérico é "um excelente candidato" a participar no projecto apoiado pelo Banco Mundial para protecção de felinos em vias de extinção em todo o mundo, disse hoje um responsável da instituição.

O chefe do departamento do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural para o Médio Oriente e África do Norte do Banco Mundial, Luís Constantino, disse hoje, numa conferência em Lisboa, que haveria interesse em colocar o lince ibérico no programa e passar a sua conservação para "uma escala mundial".

O responsável do Banco Mundial participou na conferência "Biodiversidade: Experiências no Mundo em língua portuguesa", promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e pelo BES, um encontro que encerra um ciclo para assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade (2010).

Luís Constantino respondia a um desafio do presidente do ICNB, Tito Rosa, também presente no evento, acerca da possibilidade de os esforços de Portugal e Espanha para proteger o lince ibérico serem integrados num programa mais vasto, internacional, visando os felinos em geral.

No entanto, deixou uma dúvida acerca da viabilidade da "candidatura" do lince ao projecto já que "Portugal e Espanha são países desenvolvidos e estes programas [do Banco Mundial] destinam-se mais ao terceiro mundo".

O Banco Mundial apoia um programa para a conservação de felinos, como os tigres, uma espécie em vias de extinção no mundo.

Se não se fizer nada, dentro de três ou quatro anos os tigres desaparecem do "mundo selvagem", alertou Luís Constantino.

O objectivo do programa é duplicar o número de tigres presentes na natureza até 2020.

A ideia é "usar o tigre como espécie simbólica para conservação" nas regiões do mundo onde existe, apontou o responsável. In Ecosfera

Sem comentários: