sexta-feira, 27 de julho de 2007

Bombeiros em Santa Bárbara de Nexe até Setembro

Bombeiros em Santa Bárbara de Nexe até Setembro
19-07-2007 17:04:00

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Faro e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe celebraram um protocolo que assegura a presença permanente de uma equipa de Bombeiros na freguesia.

O protocolo vigora de 16 de Junho até 30 de Setembro e pretende dar mais segurança às populações, no que respeita a uma intervenção rápida em caso de incêndio.

Santa Bárbara de Nexe é uma zona onde o risco de incêndio nos meses de maior calor é elevado, “sobretudo a norte da freguesia”, como explica a Junta de Freguesia em comunicado.

Como causas para o crescente risco de incêndio, a Junta aponta as “políticas de desinvestimento na agricultura, sobretudo a de sequeiro, levando ao abandono dos terrenos e consequente desertificação com o inevitável crescimento de mato onde podem grassar os fogos”.

As “políticas erradas de Ordenamento do Território, como é o caso do PROTAL”, são outro dos motivos apontados por impedirem a construção e originarem o abandono dos terrenos classificados como reserva agrícola originando “a desertificação que é a causa directa dos incêndios nesta região”. Observatorio do ALgarve

Sem comentários: