domingo, 8 de julho de 2007

PS é a favor do encerramento de escolas



PS é a favor do encerramento de escolas

A última Assembleia Municipal de Viseu esteve um pouco agitada, sobressaindo, por vezes, algum nervosismo. Em causa o problema do anunciado encerramento de mais escolas no concelho de Viseu.

Os presidentes das Juntas de Freguesia, secundados pelos deputados do PSD, denunciaram a situação, lamentando mais esta machadada em muitos meios rurais, contribuindo para a sua desertificação. Alguns nem pretendiam muito. Apenas que fosse respeitada a ‘Carta Escolar’, aprovada pela A. M., a qual prevê, a existência de, pelo menos, uma escola em cada freguesia.

As freguesias de Boa Aldeia, Calde, Cota e São Cipriano, foram as que mais atacaram o núcleo duro do Governo. Na Mesa da A. M. foi presente uma proposta, que, no seu ponto único, reza assim: ‘Manifestar, total repúdio pela proposta política da DREC de encerramento de escolas do 1.º Ciclo no Concelho de Viseu’. A proposta, depois de muito discutida, foi a votada e aprovada com os votos do PSD (44, entre os quais se incluiu um do BE). O PS (8) votou contra.

Considerava-se na proposta que os alunos não têm garantias de melhores condições; a autarquia tem realizado intervenções de preservação em todas as escolas; não existe qualquer garantia do transporte escolar; o encerramento é um incentivo à desertificação; critérios exclusivamente economicistas; falta de diálogo; medidas prejudiciais para todos; conflitos sociais… No entanto, nada demoveu o PS. Pelo meio da discussão, o que houve, foram algumas ‘entradas’ mais acesas… e um puxar pelos ‘galões’… Ou seja, um médico, por exemplo, não pode (…) falar de educação. Noticias de Viseu

05-Jul-2007

Sem comentários: