quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Trancoso candidata-se a «Terras da Europa»


Programa europeu de intervenção em zonas rurais deprimidas
A Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira - Raia Histórica, com sede em Trancoso, anunciou hoje que vai candidatar-se a um programa europeu que visa a intervenção em zonas rurais deprimidas.

A candidatura denominada "Terras da Europa" será apresentada junto da Comissão Europeia na primeira quinzena de Outubro, em parceria com organizações da Polónia, Itália, França e Espanha, disse fonte da Raia-Histórica.
Segundo Júlio Sarmento, líder do Conselho de Administração da instituição e presidente da Câmara Municipal de Trancoso, a iniciativa prevê "a realização de um estudo e de um projecto de intervenção com carácter inovador" para aplicação em zonas rurais, tendo em vista a "criação de um desenvolvimento sustentado".

O projecto tem por objectivo "a definição de uma estratégia de intervenção e o desenvolvimento de regiões rurais que continuam com algum atraso estrutural que as políticas de Coesão Europeia ainda não conseguiram ultrapassar, além de serem regiões onde o Produto Interno Bruto (PIB) ’per capita’ é mais baixo do que a média europeia", explicou Júlio Sarmento, um dos subscritores da candidatura.

A Raia-Histórica abrange os concelhos de Trancoso, Meda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida, no distrito da Guarda.

A sua zona de intervenção abrange uma área de 2.166 quilómetros quadrados, onde se encontra uma população residente de 43.531 habitantes.

A densidade populacional é de cerca de 20 habitantes por quilómetro quadrado, valor inferior à média existente na Beira Interior Norte (28 habitantes por quilómetro quadrado) e muito abaixo do valor médio da Região Centro, que é de 75 habitantes por quilómetro quadrado.
KA
22-08-2007 ASR Lusa

Sem comentários: