sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Prioridade do QREN para minas de urânio


Depois de estar tudo contaminado pessoas doentes, algumas já faleceram é que vem a preocupação de remediar o problema, o que eu acho muito dificil, dado que já há cursos de água contaminados, solos com toxicidade elevada não conseguem produzir nenhuma cultura, casas e manterias com altos níveis de contaminação..
Vamos ver no que dá


Na Guarda e Castelo Branco há material radioactivo nos campos

A SIC noticia que Governo vai dar prioridade à requalificação das minas de urânio, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio - QREN.

Refere-se que, ao todo, são 70, as minas de urânio que esperam por ser requalificadas. Há locais, nas antigas aldeias mineiras, onde os níveis de radioactividade chegam a ser doze vezes superiores ao permitido, por directivas comunitárias.

Nos distritos da Guarda, Castelo Branco e Viseu existem escombros com vestígios do metal radioactivo, espalhados pelos campos.

A notícia da estação de televisão surge na sequência de uma reportagem às minas da Urgeiriça onde, refere o canal online, se mostrou as dúvidas e a ansiedade de quem vive em permanente sobressalto. Reportou-se o caso de uma família que vive na Urgeiriça que foi aconselhada pelo Instituto de Tecnologia Nuclear a não ficar mais de duas horas, dentro da própria casa.

A Agência do Ambiente responde com a garantia de que existe um plano para recuperação das antigas aldeias mineiras para ser executado, entre 2008 e 2013. Segundo o director, Gonçalves Henriques a agência está a preparar as candidaturas de recuperação das minas abandonadas.

Quinze anos depois da desactivação das minas de urânio a requalificação, ainda, só se faz sentir na Urgeiriça.

Na aldeia, as histórias de radioactividade são contadas, por todos os moradores. Os trabalhos avançam à velocidade imposta pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

O Presidente da Junta de freguesia de Canas de Senhorim lamenta não integrar a comissão de acompanhamento ao contrário do que lhe foi prometido pelo governo de coligação PSD/CDS-PP.

Luís Pinheiro afirmou à SIC que a Junta de Freguesia devia fazer parte da comissão de acompanhamento da obra. "Foi-nos prometido pelo ex-ministro do Ambiente, Luís Nobre Guedes, integrar a comissão que assegurou também a construção de uma ETAR"

A Junta de Freguesia quer fazer chegar à terra milhares de euros que saíram com o urânio. Verba que pretende aplicar em infra-estruturas.

Os eventuais perigos para a Saúde Pública preocupam a população que até já colaborou num estudo. Foram recolhidas amostras de sangue e cabelo a trezentas pessoas, mas, até agora, o resultado não é do conhecimento de quem se disponibilizou para desvendar os perigos do urânio. Kaminhos




Sem comentários: