quarta-feira, 26 de março de 2008

Comemoração 150 anos de Joaquim Manuel Correia‏

150 anos de Joaquim Manuel Correia
Passam, no corrente ano, 150 anos do nascimento do Dr. Joaquim Manuel Correia, autor natural do concelho do Sabugal (Ruvina). Jurista de profissão, manteve durante toda a vida um grande interesse pelas coisas da sua terra, sendo autor do conhecido livro Terras de Riba-Côa. Memórias sobre o concelho do Sabugal, onde aborda aspectos da história, tradições e património do nosso concelho. Além disso, foi um interessado colector de objectos arqueológicos, enviando para o Museu Nacional de Arqueologia algumas das peças mais significativas encontradas no Sabugal.
O dia 5 de Abril marcará o início das comemorações, no Museu e Auditório Municipal.
De manhã, teremos no Auditório um conjunto de palestras sobre o autor, a sua época e a sua obra, a cargo de importantes figuras da cultura do Sabugal, ou outros especialistas: doutores Adérito Tavares, João Serra, Leal Freire, Manuel Meirinho e Pinharanda Gomes.
Da parte da tarde, terá lugar a inauguração de uma exposição evocativa do autor, no Museu do Sabugal, bem como a sessão de lançamento do romance inédito Celestina, em que o autor evoca a realidade histórica do Sabugal em finais do século XIX.
A entrada em todos estes eventos é livre.
Com os melhores cumprimentos,

Sem comentários: