segunda-feira, 31 de março de 2008

Falta de médicos /Criação de condições no interior

O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, considerou ontem que o problema de falta de médicos em Portugal estará resolvido dentro de uma década, com o aumento de vagas que tem ocorrido nas faculdades de medicina.

Segundo Pedro Nunes, as entradas anuais nas faculdades de Medicina aumentaram de 300 para 1300 nos últimos dois anos, "um número que é razoável e que vai resolver os problemas do país". No entanto, o bastonário salientou que "não é amanhã, é daqui por dez anos, o tempo de formação de um médico", já que o aumento das vagas nas universidades foram tomadas com "uma década de atraso".

Pedro Nunes defendeu que, embora o número de médicos em formação seja suficiente para as necessidades, será necessário que o governo planifique, já a médio e longo prazo, a implementação de medidas incentivadoras para fixar os futuros clínicos onde eles são necessários, nomeadamente em regiões do interior.

Entre estas medidas, apontou a criação de vagas protocoladas para internato, que ofereça ao médico condições preferenciais para se estabelecer no interior, possibilidade de colocar os filhos nas escolas e emprego para o cônjuge. "Quando estes médicos começarem a sair das faculdades tem que se lhes dar condições" para se instalarem no interior, já que não é possível "pegar num médico com 50 e tal anos, que tem uma vaga num quadro de um hospital central, e dizer-lhe agora vai trabalhar para o interior. Claro que ele não vai. "

Para Pedro Nunes, esta planificação está nas mãos do Ministério da Saúde, mas assegurou que a Ordem dos Médicos está disponível para dar todo o apoio que o Governo pretender nessa matéria. JN

Não podia deixar passar esta noticia que anda na actualidade, e esta que publico já é de 2005 mas já relata o que todos sabemos.
Não posso concordar com isto " Quando estes médicos começarem a sair das faculdades tem que se lhes dar condições" para se instalarem no interior..." , por se vamos por este ponto de vista para os PSP, GNR, empresários Agricolas qualquer que seja a profissão tem que arranjar condições.
Ora que gosta de exercer a profissão que escolheu é que tem que criar as condições para se instalar, e no interior tem muitas valencias que outros sitios não tem, sossego, ar ainda puro e respiravel niveis de vida saudaveis muito maiores que os grandes centros. Não sei quais condições os jovens licenciados querem? Centros comerciais? Transito Infernal?
Eu espero ficar pelo inteior e tenho muitas ideias para dinamizar a minha terra, se 50 % pensasem assim o inteiro do pais estava muito melhor e não tinha os numeros de fuga de população que tem. Hoje em dia os jovens recém licenciados ficam em casa a espera que uma empresa lhes abra a porta e lhes pague um bruto ordenado, e não pode ser assim.
Tem que lutar criar o seu próprio emprego e sector de actividade e explorar o interior.
Espero recolher aqui outras opiniões.

Sem comentários: