domingo, 29 de março de 2009

Manteigas, Gouveia e Seia recebem Missão Internacional Serra da Estrela 2009


Jovens Reporteres realizam investigações ambientais em Manteigas, Gouveia e Seia entre 29 de Março e 4 de Abril.
iconnoticia yre.jpgde 29 de março a 4 de Abril
Leia as notícias realizadas pelos Jovens Repórteres



Manteigas, Gouveia e Seia vão receber Jovens Repórteres para o Ambiente provenientes de diversas escolas do país e ainda um jovem cipriota que está também integrado neste projecto internacional da Foundation for Environmental Education (FEE).
A actividade a realizar por este conjunto de 16 jovens consiste numa investigação ambiental durante uma semana na região da Serra da Estrela. A comunicação será realizada sob a forma de artigos jornalísticos e foto reportagem.
A Missão que conta com o apoio dos referidos municípios, bem como de um conjunto de entidades locais e nacionais (ver programa e cartaz) tem como objectivo treinar os jovens não só na investigação e comunicação jornalística de temática ambiental, mas principalmente, o seu espírito crítico e criativos essencial ao exercício da cidadania.

No último dia será realizada uma conferência de imprensa, durante a qual serão apresentados os trabalhos realizados nesta semana. O objectivo é também o de debater com todas as entidades envolvidas e outras entidades locais as conclusões da Missão.


Sites onde serão publicados os trabalhos da Missão:
Na página da ABAE
Na página internacional Young Reporters for the Environment
No BLOG JRA Portugal
Neste Portal

O que são os Jovens Repórteres para o Ambiente
A Associação Bandeira Azul da Europa desenvolve há 12 anos um Projecto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), que se integra numa rede internacional da Foundation for Environmental Education (FEE) .
Portugal é o pais com mais escolas envolvidas na rede internacional estando este ano lectivo inscritos em todo o pais cerca de 150 projectos em 80 escolas secundárias e profissionais.
Em cada escola o Jovem Repórter investiga um problema ambiental de carácter local divulgando o resultado das suas investigações através dos media.Para além das Missões são anualmente organizados : um concurso Nacional de artigos fotografia e vídeo bem como um Seminário Nacional destinado à formação de professores e alunos envolvidos no projecto.
Periodicamente cada um dos países da rede (actualmente com 22, neste projecto) organiza uma Missão JRA que constitui um momento único de aplicação das competências adquiridas pelos jovens das escolas participantes durante a realização dos seus projectos: investigação ambiental e jornalística, produção de peças de comunicação, publicação e comunicação nos media e na comunidade dos resultados da investigação; levantamento de questões e problemas relativos à sustentabilidade e procura de soluções.
O projecto tem o apoio de um conjunto de entidades que constituem a Comissão Nacional: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular; Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB); Instituto da Água (INAG); Secretaria Regional de Ambiente e do Mar dos Açores (SRAM Açores); Secretaria Regional de Ambiente e Recursos Naturais da Madeira (SRA Madeira); Agência para Energia (ADENE); Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas)
In Portal da Serra da Estrela

Sem comentários: