quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Incubadora de empresas da Guarda vai ser criada na PLIE


Por: Ricardo Cordeiro
Tempo de leitura: 2 m



Centro de Incubação Tecnológica da Guarda vai nascer na área da PLIE
Centro de Incubação Tecnológica da Guarda vai nascer na área da PLIE
Inicialmente prevista para funcionar provisoriamente no solar Teles de Vasconcelos, a incubadora de empresas de base tecnológica da Guarda vai ser criada na área empresarial adjacente à Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial. O Centro de Incubação Tecnológica da Guarda foi anunciado em Junho de 2008 e o objectivo era que tivesse sido implementada até ao Outono do ano passado, mas ainda não passou do papel e nem se sabe quando estará no terreno.

Em declarações a O INTERIOR, o presidente da Câmara da Guarda explicou que a estrutura estava prevista para o local onde funcionou a antiga Biblioteca Municipal «e ainda era financiado no âmbito do IIIº Quadro Comunitário de Apoio. Entretanto, como estamos a desenvolver o projecto do pavilhão multiusos na área empresarial, a incubadora de empresas de base tecnológica será candidatada ao QREN e ficará localizada num espaço onde ficarão os serviços administrativos da área». Joaquim Valente realça que a incubadora ficará «num equipamento onde se concentra grande parte da actividade económica empresarial da Guarda», garantindo que o projecto é «para avançar na mesma», até porque «poderá ser determinante para reanimar o tecido económico» da cidade.

No entanto, a data ainda é uma incógnita, sendo que «estamos a desenvolver o projecto físico do espaço para depois candidatar a componente tecnológica». Quando foi apresentado, o projecto resultava de uma parceria entre a autarquia e o Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI), tendo os estatutos sido ratificados pelo executivo municipal e prevista a entrada de mais parceiros ligados ao ensino superior e à investigação. Agora, o autarca salienta que a incubadora avançará «em parceria com o CIEBI» e com outras entidades: «Estamos disponíveis para uma associação de entidades que tragam valor acrescentado, tanto do lado privado como do público», disse. Entretanto, O INTERIOR sabe que está a ser formada na Guarda uma associação de jovens empreendedores com o edil guardense a admitir que pode ser um dos parceiros na incubadora: «Sem dúvida nenhuma. Nesse sector dos jovens é que deve haver investimento e um esforço no sentido de apoiar, desenvolver e criarem a sua empresa e desenvolverem a sua actividade», sublinhou Joaquim Valente. in o Interior.

Será que irá ter futuro esta incubadora de empresas?


Esperemos que sim pois o interior está a ficar desertificado de pessoas, empresas entre outras coisas.



Boas festas....

Sem comentários: