terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

1.º Festival do Vinho Novo do concelho do Sabugal “O GRAMINÊS”



O “Cinco Quinas” promove o 1º Festival do Vinho Novo, no Sabugal, no dia 6 de Março (Domingo de Carnaval), no Salão da Junta de Freguesia do Sabugal

Há que distinguir no concelho do Sabugal, dois tipos de vinhos:
- O vinho da terra quente, que corresponde praticamente ao antigo concelho de Sortelha, com mais grau e mais encorpado.
- O vinho da terra fria, correspondente ao território dos antigos concelhos do Sabugal, Alfaiates, Vila do Touro e Vilar Maior, palheto e com pouca capacidade de conservação, o GRAMINÊS.
Na actualidade, só há produção praticamente para consumo próprio de uns quantos resistentes, que por tradição insistem no cultivo da vinha.
No entanto o “Cinco Quinas” considera que o vinho é um dos produtos regionais que pode e deve ser valorizado e promovido, como fonte de rendimento e prazer dos sabugalenses.
Conforme se prova pelas colaborações que junto se publicam a produção de vinho no concelho é antiga e teve períodos com produção e venda significativa e era protegida por lei.
Há também actualmente, vinhos semelhantes aos nossos, quer os da terra quente, quer os da terra fria, que têm projecção mundial (por exemplo, o Beaujolais) e é possível hoje fazer a sua venda legal a granel em estabelecimento de restauração e similares.
Assim resolveu o “Cinco Quinas” promover o 1º Festival do Vinho Novo, no Sabugal, no dia 6 de Março (Domingo de Carnaval), com o seguinte programa:

PROGRAMA

09h00 – Recepção dos vinhos dos produtores.

10h30 – Prova cega pelos técnicos do Instituto da Vinha e do Vinho

12h30 – Almoço com os produtores

15h00 – Desfile de Carnaval seguido de Baile de Máscaras no Salão da Junta de Freguesia do Sabugal.
Haverá vinho e petiscos à disposição dos participantes.

19h00 – Entrega de Prémios aos produtores e às melhores máscaras.

19h30 – Continuação de baile.
   

Sem comentários: