domingo, 26 de agosto de 2012

Fórum sobre Toponímia da Guarda

A toponímia assume-se como referência dos valores históricos, culturais de cada lugar e memória coletiva de factos, personalidades, tradições ou legados identitários.
Se a toponímia tem uma importância inquestionável na delimitação de espaços, permite, por outro lado, apreender a matriz de um povo, a organização sócio geográfica, o desenho da malha urbana de épocas passadas, o conhecimento e investigação de sítios históricos ou arqueológicos, o papel do povo na salvaguarda da atribuição de nomes que a tradição consolidou.
O estudo e valorização da toponímia permite, um melhor conhecimento de cada aldeia, cada vila e cada cidade.
Assim, ao promover este Fórum, o Instituto Politécnico pretende contribuir para um melhor conhecimento da cidade da Guarda; dos valores históricos, culturais, sociais e políticos a ela associados.
É intenção do IPG incrementar um estudo/divulgação através de diversificadas e distintas perspetivas que, globalmente, propiciem uma Guarda da memória. As inscrições para comunicações devem ser feitas 21 de Setembro; os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição até 8 de Outubro. Mais Informações Aqui

Sem comentários: