domingo, 27 de janeiro de 2013

Portugal Interior em Gaia



Município abre portas à promoção dos produtos da raia histórica da Beira




O cais de Gaia foi o local escolhido para a promoção e comercialização, na Área Metropolitana do Porto, dos melhores produtos da Beira Interior Norte, designadamente dos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Mêda, Pinhel, Trancoso e Sabugal.

Trata-se de mais uma loja do projeto das Associações de Desenvolvimento Local Raia Histórica e Pró-Raia, destinada à comercialização de vinho, queijo, fumeiro, azeite, bolos, compotas, mel, licores e, brevemente, artesanato.

A inauguração do novo espaço, o segundo depois da abertura da loja em Salamanca, contou com a presença de Mário Fontemanha, Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Gaia, António Robalo, Presidente da Câmara de Sabugal, Manuel Oliveira, Vice-Presidente da Câmara de Trancoso, e Sales Gomes, Coordenador do projeto.

"Se Gaia tem o privilégio de estar tão perto do aeroporto, de acolher as Caves de Vinho do Porto e de receber cerca de 6 milhões de turistas por ano, também tem a obrigação de abrir as portas ao interior de Portugal", afirmou Mário Fontemanha, acrescentando que esta inauguração pode representar "a primeira chave de abertura a outras regiões do País".

Mário Fontemanha defendeu a criação de sinergias com as localidades do interior e manifestou publicamente o reconhecimento do Município de Gaia pela escolha do espaço para a promoção do projeto que, ainda este ano, prevê a abertura de mais uma loja em Oeiras.

A escolha desta localização não é, de resto, alheia ao facto de Gaia ser uma "importante atracção turística que acolhe milhares de visitantes", segundo o coordenador do projeto, Sales Gomes.

A estratégia de negócio assenta, também, na intenção de "criar sustentabilidade às associações de desenvolvimento local", de acordo com o Presidente da Câmara de Sabugal.

Durante a cerimónia, o Vice-Presidente da Câmara de Trancoso aproveitou para divulgar a realização da 10ª Feira do Fumeiro ? Salão dos Saberes e dos Sabores dos Castelos do Côa, nos dias 1, 2, 3, 9 e 10 de Março, anunciando a antecipação do evento com a realização de uma prova no Cais de Gaia, durante o mês de Fevereiro. In Gaia Global

Sem comentários: