segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Beiras - Aldeias Históricas apostam nos bens imateriais e na criatividade


Depois dos investimentos em infra-estruturas, as Aldeias Depois dos investimentos em infra-estruturas, as Aldeias Históricas de Portugal vão agora apostar «nos bens imateriais e nos projectos de empreendedores», anunciou o presidente da associação, Ricardo Alves. Um território onde estão a nascer iniciativas criativas, nas letras e no design.

Café Portugal/Lusa | sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2013

Apesar da desertificação, o território tem qualidades que o podem transformar «num espaço de oportunidades», referiu Ricardo Alves, durante o lançamento da nova imagem da rede (21 de Fevereiro), em Idanha-a-Velha, altura em que foram apresentados dois exemplos de projectos criativos que nasceram no território.

Um deles é um livro sobre as lendas das aldeias, que vai ser escrito e desenhado a partir dos relatos de 1.500 crianças de escolas do ensino básico da área, em contacto com pais e avós.

A obra, a lançar pela editora Asa/Leya até final do ano, serve para estimular a ligação dos mais novos às suas terras, por forma a fixarem-se e a serem os empresários locais do futuro, ao mesmo tempo que promove a rede.

Outro projecto é uma colecção de pronto-a-vestir desenhado por Miguel Gigante, estilista da Covilhã, que apresentou as primeiras peças em lã de uma série inspirada nas vivências e arquitectura das aldeias históricas.

Depois destes, «outros projectos podem nascer», criando riqueza, destacou Ricardo Alves.

Aos empreendedores, que queiram apostar no território, a rede coloca ao dispor a marca Aldeias Históricas e uma equipa técnica para apoiar investimentos.

O presidente da associação acredita que estas novas ideias, associadas a investimentos tradicionais em alojamento e restauração, podem atrair mais turistas e fazer com que eles possam pernoitar nas aldeias, gerando receitas.

A nova imagem passa também a promover o património judaico, uma vez que está muito presente em vários pontos do território.

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso fazem parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal. In Café Portugal

Sem comentários: