quinta-feira, 27 de novembro de 2014

COLÓQUIO “VIDA E OBRA DE NUNO DE MONTEMOR” ENCERRA CICLO CULTURAL DEDICADO AO ESCRITOR




Cartaz-Nuno-Montemor2014
No dia 12 de dezembro, pelas 14h30, terá lugar, no Auditório Municipal do Sabugal, o Colóquio “Vida e Obra do Escritor Nuno de Montemor”, ação integrada no Ciclo Cultural dedicado ao escritor, que decorreu ao longo deste ano.
A jornada, que inclui uma passagem pela casa onde nasceu (Quadrazais), culmina com a peça de teatro “Maria Mim”, pelo Grupo de Teatro “Guardiões da Lua”, no Auditório Municipal.



As Câmaras Municipais do Sabugal e da Guarda promoveram ao longo de todo o corrente ano um ciclo dedicado ao escritor Nuno de Montemor, durante o qual decorreram diversas iniciativas, nomeadamente colóquios, exposições, oficinas, edições e teatro, na Guarda e no Sabugal.

Esta coorganização, que tem como objetivo evocar e homenagear a obra e a pessoa, surge pelo facto de Nuno de Montemor ter nascido em Quadrazais (Sabugal) e ter vivido e desenvolvido na Guarda grande parte da sua atividade como autor, como Capelão Militar e como mentor do Lactário Dr. Proença.
No Sabugal e na Guarda, no Ciclo Nuno de Montemor desenvolveram-se atividades como, Oficina/Leitura encenada da obra de Nuno de Montemor “Água de Neve”, exposição “Nuno de Montemor: Alma brava e meiga”, e Colóquio “Vida e obra do escritor Nuno de Montemor”.

A encerrar este ciclo, realizar-se-á no Sabugal, no dia 12 de dezembro, o Colóquio “Vida e obra do escritor Nuno de Montemor”. A partir das 14h30 vários testemunhos serão partilhados: Pinharanda Gomes, abordando o tema ”O Poeta Nuno de Montemor”, seguido de “Nuno de Montemor, na memória de um adolescente”, por Manuel Joaquim Geada Pinto. Eduardo Sucena versará a temática “Como conheci o homem e o escritor Nuno de Montemor” e “O Legado de Nuno de Montemor ao Lactário”, por António Morgado. O painel ficará completo com as dissertações de Leal Freire “Aspectos etnográficos na obra de Nuno de Montemor” e “ A trilogia religiosa: a vida de Nossa Senhora”, por Pinharanda Gomes.
Os trabalhos continuarão com uma passagem pela casa onde nasceu Nuno de Montemor, em Quadrazais.
A culminar a jornada, pelas 21h30, é levada à cena a peça “Maria Mim”, pelo Grupo de Teatro “Guardiões da Lua”.
O colóquio “Vida e obra do escritor Nuno de Montemor”  marca o fim do Ciclo Cultural.

PORQUE FAZEMOS DA NOSSA CULTURA VIDA, AVIVE A MEMÓRIA… E SURPREENDA OS SENTIDOS!

Sem comentários: