quinta-feira, 2 de abril de 2015

6.ª Edição do Mercado da Terra – Feira da Páscoa


ADES – Associação Empresarial do Sabugal, irá promover em parceria com o Município do Sabugal, e colaboração da APEES, no Mercado Municipal do Sabugal, a 6.ª edição do Mercado da Terra.
A ADES, irá promover uma vez mais o Mercado da Terra. Este certame terá como principal finalidade a promoção e divulgação de actividades, nomeadamente as que estão associadas ao mundo rural e ao artesanato da região, e contribuirá para dinamizar a "praça" ou Mercado Municipal do Sabugal. Dia 4 de Abril também "Sábado de Páscoa" o Mercado Municipal servirá como elo de divulgação das potencialidades do meio rural, numa expectativa de valorização da sua diversidade e qualidade da sua cultura e dos seus produtos.
Pretende-se revelar a importância da agricultura tradicional, para o equilíbrio do ambiente e preservação do património cultural das nossas comunidades, colocando em destaque as propriedades dos produtos agrícolas e artesanais da nossa região: o sabor, o perfume, o gosto, a cor e a textura, procurando simultaneamente reforçar redes de comercialização.
Em termos de expositores, o Certame contará com a participação de agricultores, artesãos e de outras actividades que se relacionam com o mundo rural, assim como, os produtores de enchidos, doces tradicionais, compotas, hortaliças, mel, licores, fruta, entre muitos outros produtos da terra.
Esta iniciativa irá dar a conhecer e promover hábitos e costumes da região, reviver memórias esquecidas ao longo do tempo, num contexto inovador e favorecedor de vivências tradicionais. Será uma vez mais um espaço de comunicação entre pessoas detentoras de conhecimentos e práticas relacionadas com a cultura rural, interagindo com gerações mais novas e com populações portadoras de outras culturas e saberes, numa perspectiva educativa e formativa. A Feira proporcionará contatos, encontros, troca de serviços, troca de produtos, compra e venda, movimentando o cenário produtivo local e da região como um todo.


Sem comentários: