terça-feira, 3 de julho de 2007

Desertificação ameaça 50 milhões de pessoas, diz ONU

Desertificação ameaça 50 milhões de pessoas, diz ONU



A formação de desertos representa uma "das maiores ameaças em matéria ambiental da nossa época," e poderá causar migrações em massa de pessoas das terras degradadas, adverte uma relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que será divulgado na quinta-feira. O relatório pede aos governos das regiões áridas que revisem os regulamentos sobre o uso das terras para deter a pecuária excessiva e as práticas insustentáveis.

"É urgente que sejam empreendidas políticas efetivas e práticas agropecuárias sustentáveis para reverter a degradação das terras secas," disse Hans van Ginkel, professor da Universidade das Nações Unidas, que produziu o relatório.
Se o problema não for resolvido, cerca de 50 milhões de pessoas poderão ser obrigadas a abandonar seus lares durante a próxima década, afirma o relatório, que foi elaborado por mais de 200 especialistas de 25 nações.

O relatório indica que 2 bilhões de pessoas, um terço da população mundial, poderão ser ameaçadas em alguma medida pelo processo de desertificação, que é definido como a degradação de territórios por causa de práticas humanas, como a agricultura e a pecuária. (AE) Reporter diário

Sem comentários: