sexta-feira, 27 de julho de 2007

Fruta da região na Linha da Beira Baixa



Ou menos tiveram uma boa ideia para promover os produtos e os levar mais além que o interior.


Fruta da região na Linha da Beira Baixa

RTSE e CP promovem “Semana da Serra da Estrela”
A fruta desta época da Cova da Beira, como o pêssego, a nectarina e ainda algumas cerejas, vai ser distribuída aos passageiros do Intercidades da Linha da Beira Baixa, entre a Covilhã e Lisboa (e vice-versa).

A “Semana da Serra da Estrela” começa esta sexta-feira e prolonga-se até 16 de Julho e resulta de uma parceria entre a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) e a CP – Caminhos de Ferro de Portugal, para promover os produtos endógenos da região e, ao mesmo tempo, «o reforço que foi feito na Linha da Beira Baixa», explica Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela.
Recorde-se que a CP reforçou a ligação entre a Covilhã e Lisboa com mais um comboio por dia e reduziu o tempo total da viagem em cerca de 15 minutos.

Os passageiros do Intercidades têm desde Abril último três comboios por dia na ligação Covilhã- Lisboa (e vice-versa), desde o início da manhã, ao meio do dia e ao final da tarde. Uma ligação que serve também o Fundão e Castelo Branco.

A CP quer que o comboio seja um veículo privilegiado nesta época e para isso até já lançou a campanha “Viaje em Alta na Linha da Beira Baixa”, que vai decorrer até 7 de Agosto, proporcionando vários descontos nos bilhetes.

Para além do conforto, as viagens terão durante uma semana outro sabor com «a melhor fruta da Cova da Beira». «Somos das principais regiões frutícolas do país. A Serra da Estrela é, sem dúvida, a melhor do país em termos de variedade e qualidade», aponta Jorge Patrão, afirmando que «isso tem que ser promovido e divulgado».

Os frutos da época vão ser cedidos pela Cooperativa dos Fruticultores da Cova da Beira e pela Quinta dos Lamaçais.

A iniciativa vai ser apresentada oficialmente no início da tarde de amanhã, na estação de caminhos-de-ferro de Portugal. Com esta iniciativa, a RTSE pretende informar os passageiros do Intercidades que a região não é apenas um destino de Inverno e de neve.

A Serra da Estrela é também um excelente destino turístico durante o Verão, com locais para visitar e produtos para degustar. Assim, e para além da fruta, os passageiros serão ainda informados sobre os vários locais e actividades que podem visitar esta época no Verão.

É o caso das Rotas dos 20 Castelos, dos Descobridores, das Antigas Judiarias, da Lã e do Rio Mondego. Percursos histórico-cultural que incluem ainda museus, património e monumentos, entre outros.

Paralelamente, a RTSE irá ainda fornecer informação sobre «os vários tipos de alojamento hoteleiro da região.

A Semana da Serra da Estrela será também alargada, posteriormente, à Linha da Beira Alta, prevendo-se a promoção de outros produtos, como os vinhos, os enchidos e o queijo, entre outros.
05-07-2007 LC KA

1 comentário:

Luantes disse...

Tudo o que for benéfico para o conhecimento das beiras
das nossas terra muitas vezes tão esquecidas dos que prometeram velar por nós, é muito bom divulgar
Trazer ao conhecimento do mundo os problemas os anseios destas gentes
Em frente