terça-feira, 17 de julho de 2007

Semana das Terras do Xisto com olhos no turismo


Semana das Terras do Xisto com olhos no turismo
Projecto engloba 24 aldeias do Pinhal Interior

Passeios em barca pelo Rio Zêzere, aprender a tecer linho ou recolher mel de colmeias em casas temáticas, são algumas das actividades propostas para a Semana Cultural das Terras do Xisto, hoje apresentada no Fundão.

Durante oito dias, de 21 a 28 de Julho, as aldeias da zona do Pinhal Interior do concelho do Fundão ganham uma nova vida com actividades culturais, desportos de aventura e animação de rua, abertas a todos os visitantes.

Orçada em 20 mil euros, a Semana Cultural das Terras do Xisto, concentra em poucos dias nas aldeias de Janeiro de Cima, Bogas, Castelejo, Cabeço do Pião, Barroca e na vila de Silvares aquilo que a rede de Aldeias do Xisto oferece ao longo do ano.

O projecto engloba 24 aldeias distribuídas por 14 municípios do Pinhal Interior, na Região Centro, onde estão em actividade "60 agentes privados, dos quais 13 se dedicam exclusivamente à animação turística", explicou Paulo Fernandes, responsável pela rede. Segundo referiu, "a Semana Cultural pretende atrair públicos cada vez mais atentos às actividades do turismo em espaço rural". "Para isso não basta ter as coisas, é preciso promover iniciativas como esta", sublinhou.
Actividades da semana cultural
Durante a Semana, todos os dias haverá visitas guiadas para grupos que queiram ver como se trabalha a apicultura (inclui visitas a colmeias) ou como se tece o linho, na Casa das Tecedeiras.

Haverá diariamente animação de rua pelas aldeias, mostras de gastronomia local e passeios em barca pelo Rio Zêzere, entre outras actividades desportivas.

A Semana é também pretexto para juntar a "Comunidade de Práticas das Aldeias do Xisto", um conjunto de artesãos seleccionados no âmbito do projecto "Lojas das Aldeias do Xisto", e que irão demonstrar e dar a experimentar a sua arte nas aldeias.

O destaque da Semana Cultural é "uma criação encomendada especialmente para o evento, resultado de uma residência artística da Companhia de Teatro Váatão, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima", refere Paulo Fernandes.

O trabalho "Memórias de Xisto" foi feito com base numa recolha de histórias da população, a viva voz, que serão depois encenadas em diversos quadros num itinerário ao longo da aldeia. O espectáculo está agendado para dia 27, às 22:00, na aldeia de Janeiro de Cima.

A Semana Cultural das Terras do Xisto é organizada pela Pinus Verde - Associação de Desenvolvimento, em parceria com as comunidades e associações locais.

As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 núcleos que ao longo dos últimos anos foram alvo de um programa de recuperação das tradições, valorização do património arquitectónico e dinamização das artes e ofícios tradicionais. KA


17-07-2007
Lusa

Sem comentários: