quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Estrela tem menor índice de filhos por mulher

Estrela tem menor índice de filhos por mulher
Menos de metade do necessário para garantir substituição de gerações
A região do distrito da Guarda composta pelos concelhos de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia é a que regista o mais baixo número médio de filhos por mulher de todo o país. As condições económicas serão um dos principais factores para a redução da natalidade.


«Serra da Estrela com o menor índice de filhos por mulher», pode ler-se na edição de terça-feira do jornal Público, que cita números que constam das tabelas do Instituto Nacional de Estatística: em 2005 nasceram na região, em média, uma criança por mulher em idade fértil, valor (1,0) que corresponde a menos de metade do apontado como necessário para garantir a substituição de gerações (2,1), e que fica bem aquém do que foi a média nacional no mesmo ano (1,4).
A distribuição geográfica deste índice sintético de fecundidade (assim se designa o número médio de crianças vivas nascidas por mulher dos 15 aos 49 anos de idade) é feita por NUTS, regiões consideradas para fins estatísticos, sendo que os dados mais recentes disponíveis dizem respeito a 2005.

O último lugar destas tabelas do Instituto Nacional de Estatística (INE) é, neste capítulo, ocupado pela região da serra da Estrela, com uma população superior a 48 mil habitantes.

07-08-2007
Ka/ DD

Sem comentários: