terça-feira, 16 de outubro de 2007

1º Festival do Borrego em Celorico da Beira




De 27 de Outubro a 3 de Novembro
Tendo como preocupação a qualidade de vida de todos os munícipes, e atendendo ao facto de o concelho de Celorico da Beira ser um concelho essencialmente rural, onde a pastorícia constitui o meio de subsistência para muitas famílias residentes, torna-se urgente procurar novas formas de promover os produtos deste concelho. Visto este concelho ser a capital do Queijo Serra da Estrela e a região por excelência, de criação de borrego – nos seus pastos apascentam o maior número de ovelhas de raça Bordaleira e Churra Mondegueira (número aproximado de 30.000), o Município irá levar a cabo a realização de um festival dedicado ao borrego nos próximos dias 27 de Outubro a 3 de Novembro.
Procura-se dar uma maior visibilidade aos tão apreciados sabores característicos desta região e do concelho, onde para além do Queijo Serra da Estrela impera também o borrego. Assim, com a realização deste evento, é de todo importante a colaboração dos actores principais no que a este produto diz respeito, que são os produtores / criadores de ovelhas de raça Bordaleira e Churra Mondegueira, bem como dos profissionais de restauração implantados no concelho. O objectivo principal do festival centra-se na promoção do borrego criado no concelho de Celorico da Beira e para isso irá decorrer uma mostra no mercado da Carrapichana, onde serão expostos exemplares de borrego, e onde se dará a degustar formas inovadoras no que à culinária diz respeito. Será revivida uma tradição antiga que em tempos teve momentos altos neste concelho que é a realização de um leilão de borregos, onde os proveitos recolhidos serão entregues a instituições sem fins lucrativos deste concelho e que colaboram de um modo estrito com o festival. A par desta mostra vão ser apresentadas ao público as mais variadas formas de cozinhar esta iguaria tendo por exemplo a Canja de Borrego e o ensopado à Celoricense, onde todos terão a oportunidade de degustar estas especialidades. Esta iniciativa conta com a participação dos restaurantes do concelho, visto serem entidades interessadas na divulgação desta nobre iguaria, que para o efeito irão confeccionar no local pratos de borrego que constem dos seus cardápios. Kaminhos
14-10-2007
Rui Geraldes
Rádio Elmo
Ora aqui está uma iniciativa com pés e cabeça e que promove os produtos regionais, locais e do melhor que se faz por este interior.
Não é como as festas europizadas como a festa do Bacalhau ou a festa da cerveja estrangeira.

1 comentário:

Luantes disse...

Foi um prazer visitar esta pagina
achei o titulo interessante
eu diria mais INTERIOR ESQUECIDO num PAÍS QUE NÂO SABE QUE EXISTIMOS
Somos nós através destes blogues que poderemos fazer algo pela nossa terra
é sempre bom a gente divulgar o que é bom
parabéns
continuem