terça-feira, 2 de outubro de 2007

"Vivências Sexuais dos Jovens da Beira Interior”


Um estudo interessante ou então não....

Vivências Sexuais dos Jovens da Beira Interior”

Estudo pioneiro sobre jovens dos 14 aos 20 anos

O estudo “Vivências Sexuais dos Jovens da Beira Interior” revela que a maioria das relações sexuais dos jovens desta região estão associadas a “compromissos afectivos", mas também a um défice de informação sobre sexualidade.

Cerca de 20% dos jovens têm comportamentos sexuais de risco e “mesmo quando perguntamos pela relação sexual mais recente, 15 por cento diz tê-la praticado de forma desprotegida, e muitos porque dizem que isso [usar contraceptivos] tira prazer”, sublinha a autora do estudo, Patrícia Brancal, da Universidade da Beira Interior (Covilhã).

É a primeira vez que é feito um estudo sobre o tema na Beira Interior. Os inquiridos têm entre 14 e 20 anos e a maioria foram contactados directamente pela autora nos estabelecimentos de formação profissional onde dá aulas.

Seria vantajoso, além de uma intervenção ao nível das doenças sexualmente transmissíveis, realçar os domínios dos afectos e das relações humanas, bem como o bem-estar psico-social dos jovens da Beira Interior”, destaca Patrícia Brancal.

“Depois de fazer o questionário, já tive alunos que me contactaram para falar sobre o tema e que dizem estar dispostos a falar na televisão”, destaca. Kaminhos

Sem comentários: