terça-feira, 6 de maio de 2008

"A Arte que o Côa Guarda” – Exposição no Museu do Sabugal

O Museu do Sabugal vai receber de 7 de Maio a 29 de Junho de 2008, a exposição “A arte que o Côa Guarda – Arte Rupestre e Arqueologia do Vale do Côa”.
A mostra integra 16 painéis gigantes que reproduzem algumas das mais importantes gravuras descobertas no Vale do Côa, duas réplicas de painéis gravados, a exibição de um filme sobre o Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) e a reconstituição de um acampamento paleolítico.
Durante a exposição irá funcionar, no local do acampamento, uma oficina de arqueologia experimental, dedicada aos alunos das escolas, que será assegurada por técnicos do PAVC. Ali serão desenvolvidas algumas modalidades de interpretação do quotidiano dos homens e mulheres do paleolítico, e recriadas a produção e e utilização de armas de caça, produção de fogo, realização de gravuras em suportes de xisto.
Esta iniciativa pretende dar a conhecer melhor o que é a arte rupestre do Vale do Côa, dando a conhecer este vasto património e despertar as pessoas para a visita ao parque, . Por outro lado vão ser recriados cenas do quotidiano através das quais podemos estabelecer ligação com a nossa exposição permanente, de cariz arqueológico.
A exposição foi organizada pela Câmara Municipal da Guarda em colaboração com o Ministério da Cultura, IGESPAR e PAVC .
Pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e ao fim-de-semana das 14h30 às 18h30, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal.

Sem comentários: