terça-feira, 6 de maio de 2008

Sistemas Complementares de Troca: instrumentos para a promoção do desenvolvimento sustentável

O Graal e a Fundação Holandesa STRO
têm o prazer de convidá- lo(a) para a Palestra:

Sistemas Complementares de Troca: instrumentos para a promoção do desenvolvimento sustentável
Data: 12 de Maio
Horário: 18 horas
Local: Terraço Graal
Rua Luciano Cordeiro nº 24- 6º A
Orador: Miguel Yasuyuki Hirota
Ritsumeikan Asia Pacific University, Japão
Introdução ao Tema: Um dos desafios mais importantes das sociedades actuais é sem dúvida a construção de modelos sustentáveis de desenvolvimento local que privilegiem a alocação de recursos locais na satisfação das necessidades locais, respeitando as vocações, particularidades e valores das populações e das comunidades.
Face a um sistema monetário e financeiro internacional que assumidamente não cumpre com a sua função de “motor de desenvolvimento” em algumas regiões, tem sido cada vez mais discutida a necessidade de construir mercados e economias locais mais fortes, auto-sustentados e menos dependentes dos mercados financeiros internacionais para intermediar transacções e criar fontes de emprego e riqueza.
As últimas duas décadas foram por isso palco de um ressurgimento notável de sistemas monetários não- estatais, especialmente impulsionados pelas novas tecnologias da comunicação e informação, com exemplos nos 5 continentes.
Considerados como verdadeiros “laboratórios” de inovação económica e social, os Sistemas Complementares de Troca poderão fornecer contributos importantes para a definição de políticas e iniciativas de desenvolvimento local e humano.
Caracterizam-se por uma grande diversidade de modelos organizacionais, estes são sistemas não- estatais, administrados localmente pelas comunidades aos quais estão delimitados, desenhados como verdadeiros “fatos feitos à medida” destas. Compreendê-los significa, portanto, compreender as necessidades e características das comunidades do século XXI.
Biografia do Orador: Miguel Yasusuki Hirota nasceu em Fukuoka, Japão em 1976. Tendo terminado o seu Mestrado no Departamento de Estudos Internacionais Avançados da Universidade de Tóquio, prepara actualmente o seu Doutoramento da Universidade de Ritsumeikan Asia Pacific, no Japão. Desde 1999, estuda e promove sistemas complementares de troca em todo o Mundo, tendo publicado vários artigos e livros para além de ser um orador frequentemente requisitado sobre o tema.

Sem comentários: