quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Centro de recuperação de Silves vai receber 16 linces para reprodução em cativeiro

16.02.2009
Carlos Dias

No concelho de Silves já se prepara o primeiro Centro Nacional de Recuperação do Lince-Ibérico, que faz parte do programa de conservação para este felino que continua ameaçado por perigo crítico de extinção.

A região algarvia surge assim como o local onde vai decorrer a primeira reintrodução do lince-ibérico (Lynx pardinus) em Portugal e conta com o apoio técnico e científico da Junta da Andaluzia, que já assinou, neste sentido, um protocolo de colaboração com o Ministério do Ambiente português.

A União Europeia acaba de dar o seu aval a este projecto no âmbito do programa Interreg que vincula a cooperação entre a Conselharia do Meio Ambiente da Andaluzia e o Governo de Portugal para que sejam criadas, a médio prazo, condições para materializar a ligação territorial entre as populações de linces de Andévalo, em Huelva, com as espécies que se reproduzirem no Algarve, a médio/longo prazo.

Os primeiros passos nesta cooperação consistem no acompanhamento técnico e científico assegurado por especialistas andaluzes dentro de meses, no centro de criação em cativeiro que está a ser instalado no concelho de Silves. Este será o primeiro espaço receptor deste tipo de felinos reproduzidos em cativeiro e nos centros andaluzes de El Acebuche, La Olivilla e o Centro Zoobotânico de Jerez, locais que poderão ficar, em breve, saturados com os nascimentos que tiverem lugar nos próximos meses.

Todos estes esforços, no entanto, não fariam sentido se não tivessem como objectivo colocar a espécie em liberdade. Assim, uma segunda fase do programa de colaboração entre a Junta da Andaluzia e o Governo português passará pela identificação das áreas mais propícias no Algarve para a reintrodução do lince em liberdade, para os quais se prevê a criação de protocolos de trabalho conjunto, entre as duas regiões ibéricas.

Miguel Ángel Simón, responsável

pelo programa Life, é defensor da distribuição da espécie por um vasto território. Diz este especialista andaluz que "ter todos os linces em apenas dois núcleos populacionais (na Andaluzia) torna a espécie mais vulnerável". Ainda recentemente, foram vitimados dez linces por surto de leucemia, dada a escassa variabilidade genética dos exemplares que padecem de uma grande consanguinidade pela elevada endogamia que descompensou a população existente no centro de recuperação de Donãna.

As equipas envolvidas no programa Life, criado para a recuperação do Lynx pardinus, concluíram que a espécie tem cada vez mais área para recuperar no Sul de Portugal. Por isso torna-se imprescindível ir criando novas zonas para a reintrodução deste felino.

As instalações que estão a ser preparadas no centro de recuperação de Silves são amplas e naturais e estão dimensionadas para reprodutores e crias. Cada estrutura (cercado) terá cerca de mil metros quadrados de área, e está equipada com um sistema de videovigilância aplicado ao maneio dos animais, instalações de cria artificial, uma clínica veterinária com laboratório, centro de coordenação, quarentenas, cozinha e edifício de presas vivas, sobretudo coelhos, a base da alimentação do lince.

As especificidades do felino, sensível ao contacto humano, exigem que as áreas de ocupação sejam espaços vedados ao exterior. Para garantir a tranquilidade dos exemplares reprodutores, o centro de recuperação de Silves não estará aberto ao público.

Até 2011, os cientistas que se dedicam à recuperação da espécie vão dispor de 25,6 milhões de euros para aplicar um programa que evite o desaparecimento do lince. O ICNB defende o estabelecimento de "uma população em cativeiro de linces, viáveis do ponto de vista sanitário, genético e demográfico, que permita o desenvolvimento de técnicas de reprodução natural e assistida". A população do Lynx pardinus foi calculada em meados do século XX entre 5000 e 6000 exemplares. A Andaluzia conta com as únicas populações que foram consideradas viáveis (50 exemplares no Parque Donãna e cerca de 150 na Serra Morena). Ecosfera


1 comentário:

Jp disse...

O Lince Ibérico sempre predominou "em locais próximos da fronteira com Espanha", nomeadamente, a Serra da Malcata - Concelho do Sabugal. Este foi o único sítio em Portugal onde a espécie abundava e onde os avistamentos eram bastante frequentes. Chegou mesmo a ser criada uma Reserva, a Reserva Natural da Serra da Malcata. Contudo, devido à caça ilegal do coelho (um dos principais alimentos do Lince), a espécie entrou em declínio e ficou em vias de extinção devido, precisamente, à falta de alimento. Estas e outras vicissitudes não sensibilizaram os sucessivos governos para solucionar o problema, por exemplo, através de mais fiscalização, investimento na área com vista à preservação da espécie e criação de condições com vista a estimular a reprodução do Lince. Um outro problema consistiu num ordenamento inadequado do território e na falta de campanhas de sensibilização. Nesse aspecto, os "nuestros hermanos" trabalham melhor. Para terminar, gostaria apenas de referir que o habitat natural do Lince é na Serra da Malcata, localizada no concelho do Sabugal, num Interior naturalmente rico mas esquecido e remoto aos olhos do Governo central e das entidades por ele comandadas. Saiba mais sobre a Serra da Malcata em: http://www.malcata.juntafreguesia.com