quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ecomuseu abre no Redondo para mostrar fauna e flora da Serra d´Ossa


17.02.2009
Lusa, PÚBLICO

Um Ecomuseu destinado a mostrar a rica fauna e flora da região da Serra d´Ossa, no Alentejo, vai abrir em Março no concelho de Redondo, disse hoje fonte do município local.

Trata-se de um projecto de educação e sensibilização ambiental com "um museu a céu aberto", que se estende por uma área de seis mil hectares, permitindo efectuar um reconhecimento directo do património arqueológico e ambiental do concelho.

O vereador do pelouro da Cultura da autarquia, José Portel, adiantou que o projecto envolve a criação de um centro de apoio para percursos pedestres no concelho, estando já definidos dois circuitos, o das antas e do Freixo, em que os participantes serão acompanhados por um guia.

De acordo com o autarca, o Ecomuseu, que se localiza na zona nordeste do concelho, tem como ponto de apoio a antiga escola do ensino básico de São Bento do Zambujal, desactivada há cerca de 20 anos e que foi adaptada para o efeito. A estrutura de apoio inclui uma sala para exposições e colóquios e uma sala multifunções com um atelier para a realização de actividades lúdicas, mas servirá sobretudo para apoio aos caminhantes interessados em percorrer os percursos temáticos que forem definidos.

O Ecomuseu integra uma pequena exposição permanente, na qual o património ambiental e cultural da região ocupa lugar de destaque.

A criação do Ecomuseu, segundo José Portel, envolve um investimento de 250 mil euros na recuperação do edifício e na aquisição de equipamento, contando com uma comparticipação dos fundos da União Europeia.

A autarquia justifica a criação do Ecomuseu com a necessidade de "estimular a compreensão e, ao mesmo tempo, promover a responsabilização da população na perspectiva da preservação e utilização sustentável" das paisagens e conservação das espécies e habitats do concelho. Ecosfera


Sem comentários: