quinta-feira, 11 de junho de 2009

ATN Saída de Campo 27 Junho - Ceifa Tradicional




Desde que o Homem na Europa deixou de ser nómada e se dedicou à agricultura, no período Neolítico, que a época das colheitas tem importância no ciclo de vida das populações humanas. Uma colheita abundante significava protecção dos deuses e fartura para o ano vindouro. Ainda hoje, os ciclos do cereal e a ceifa possuem importância na nossa vida. Os cereais são a base da nossa alimentação, desde o grão à farinha, do pão às massas.
A ATN semeia todos os anos pequenos campos de trigo, centeio e aveia, que são essenciais na alimentação de espécies como o Coelho-bravo, a Perdiz-vermelha e mesmo o Pombo-da-rocha. No fim da Primavera, parte deste cereal é colhido e guardado para a construção de telhados de colmo tradicionais e para a alimentação suplementar dos nossos cavalos garranos. Em Junho, quando o cereal dourado está pronto a ser colhido, convidamo-lo a participar nesta actividade tradicional da ceifa. Venha connosco e com o povo de Algodres para os campos, experimentar, com a ajuda de mãos experientes, a ceifar à moda antiga. Participe neste encontro entre tradições milenares e a conservação da natureza.

Data: 27 de Junho de 2009

Local: Reserva da Faia Brava, Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo

Programa da actividade:

A visita começa às 9.00h, em frente da igreja da aldeia de Algodres. A actividade tem a duração aproximada de 8 horas, com várias pausas e um merecido descanso nas Hortas da Sabóia. A partir de Algodres, sairemos com a população local para um dia de trabalho à moda antiga. Juntos iremos até aos campos de cereais, onde iremos aprender sobre a sua importância na manutenção dos ecossistemas e no mosaico agro-florestal da região. A ceifa será feita em conjunto com a população local, com a ajuda da foice, e aprenderemos a construir as antigas medas (fardos tradicionais). Segue-se o almoço convívio de churrasco nas Hortas da Sabóia. Finalmente, depois de um merecido descanso, voltaremos à aldeia, em veículo todo-o-terreno, com certeza com uma nova visão sobre a história deste local e a sua importância para a conservação da natureza.

Chegada a Algodres às 17.00h.


Dificuldade: Fácil

Distância: 3 km

Custo da actividade: 5 euros para sócios. 12 Euros para não sócios. Inclui seguro de acidentes pessoais, visita guiada por técnico da ATN, material para trabalho e almoço (churrasco)
*Notas: Em caso de mau tempo a visita será adiada para data a combinar com os participantes. Para usufruir de seguro, é indispensável o envio da ficha de inscrição e comprovativo de pagamento até 2 dias antes da actividade


Inscrições e pedidos de informação: geral@atnatureza.org





Filipa Viegas
--
Eng.ª de Recursos Naturais e Natureza
Associação Transumância e Natureza
Email: f.viegas@atnatureza.org
Tel: 271313915
Tlm:
www.ATNatureza.org

Sem comentários: