segunda-feira, 22 de junho de 2009

Novo centro de reciclagem vai valorizar entulho de obras



Restos de tijolo do entulho de obras de um edifício podem servir para arranjar uma estrada rural na Beira Interior, graças a um novo centro de reciclagem, revelou hoje o presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).

O Centro Integrado de Reciclagem e Valorização Ambiental (CIRVA) vai ser criado no Sabugal, para receber resíduos de construção civil, na mesma altura em que a lei vai obrigar quem constrói a valorizar os inertes produzidos.

«A partir de Julho, quando receberem projectos de construção, as câmaras são obrigadas a exigir uma volumetria dos inertes que vão ser produzidos na obra e onde vão ser entregues», explicou José Biscaia, presidente da Câmara de Manteigas e da AMCB.

«Cada câmara podia criar uma solução, assim como cada construtor é livre de optar por qualquer firma que certifique a entrega dos resíduos. Mas nós pretendemos ajudar nessa solução com o CIRVA», acrescentou.

Segundo José Biscaia, o centro é «um investimento privado das firmas Cirva A. C. E. e Tecnovia, que ascende a 500 mil euros» e que vai ser rentabilizado pelos resíduos que ali forem entregues.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: