quarta-feira, 24 de junho de 2009

Linces podem chegar mais cedo às serras e montados de Moura-Barrancos

22.06.2009
Helena Geraldes

O regresso do lince-ibérico às serras e montados de Moura-Barrancos, no Baixo Alentejo, pode estar mais próximo do que se julga. Em Espanha há registos recentes de animais que chegam bem perto da fronteira. Mas se por cá as condições ecológicas já são “bastante boas”, falta ainda aumentar um pouco mais a população de coelho-bravo, a sua principal presa, e conquistar as populações locais, considera a Liga para a Protecção da Natureza (LPN).

Há mais de 30 anos que a LPN trabalha pelo regresso a Portugal do lince-ibérico (Lynx pardinus), o felino das barbas e dos pêlos em forma de pincel na ponta das orelhas. Em Dezembro deste ano termina um projecto Life que, desde Outubro de 2006, tem procurado recuperar e conservar habitats e corredores que os ligam entre si nas serras e montados de Moura-Barrancos, dotando-os de condições de sobrevivência para a espécie.

Esta região é uma das oito áreas prioritárias de intervenção do Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico em Portugal, publicado em Diário da República a 6 de Maio de 2008, juntamente com Malcata, Nisa, São Mamede, Guadiana, Caldeirão, Monchique e Barrocal.

Esta quinta-feira, a associação lançou um site dedicado ao projecto, financiado a 75 por cento pela Comissão Europeia, com actualização constante e uma versão em inglês. Até agora, a informação estava dispersa pelo portal da LPN. “Sempre foi essa a nossa intenção, mas só agora foi possível”, comentou Eduardo Santos, coordenador do projecto, ao PÚBLICO.

No âmbito deste projecto Life, a Liga construiu dezenas de abrigos para coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), colocou comedouros e bebedouros e recuperou vegetação. “Antigamente era costume dizer-se por lá que havia tantos coelhos que parecia que os montes se mexiam. Hoje, há zonas onde a população ficou reduzida a menos de cinco por cento”, notou. “Precisamos aumentar e estabilizar” os coelhos, a principal fonte de alimento do lince, ainda que um animal adulto consuma apenas um coelho por dia. Muito depende da sua conservação. Apesar de os resultados definitivos só serem conhecidos no final do ano, Eduardo Santos constata que as estruturas colocadas para os coelhos estão a ser utilizadas.

Além disso, estão a ser intervencionadas duas linhas de água, que deverão funcionar como corredores ecológicos para o lince.

Projecto abrange 7700 hectares

Mas para implementar estas medidas é essencial conseguir a colaboração da população local. Desde 2006 foram estabelecidos oito protocolos de cooperação com entidades privadas e públicas de Moura-Barrancos – como proprietários e gestores de zonas de caça – num total de 7700 hectares. “Todas as medidas que propomos no plano de gestão [incluído no protocolo assinado com cada propriedade] não têm qualquer encargo para os proprietários. É tudo suportado pelo projecto”, explicou Eduardo Santos. E, garante, “não há imposição de limitações. Aliás, o que pretendemos é mostrar que é possível fazer uma gestão normal e, simultaneamente, concretizar as medidas de protecção do lince”.

No entanto, se estes 7700 são um “bom início”, não se pode dizer que sejam suficientes. “Gostaríamos de chamar mais pessoas para o projecto”, até porque “uma fêmea reprodutora precisa de 500 a 600 hectares”.

E se não existe antipatia pelo lince, a verdade é que ainda “há algum receio de que a conservação da espécie traga limitações àquilo que se pode fazer na gestão das propriedades”. “Precisamos conquistar as pessoas, mostrando-lhes que o regresso do lince pode ajudar a promover a região”, defende.

Em Espanha, onde ainda há lince, o trabalho é mais fácil porque esta é uma causa que “tem uma cara e as pessoas podem ver os animais. Lá existem populações para se trabalhar. Isso faz toda a diferença”. Mas em Portugal, a situação está prestes a mudar, com a chegada prevista para este ano de alguns linces para o recentemente inaugurado Centro Nacional de Reprodução do Lince, em Silves.

O lince é o felino mais ameaçado de extinção em todo o mundo e estima-se que existam apenas cerca de 150 indivíduos na natureza.Ecosfera


Sem comentários: