segunda-feira, 29 de junho de 2009

Neste Verão experimente tornar-se um ecoturista

Férias


por BRUNO ABREU

Já pensou o que vai fazer para descansar este ano? Que tal fugir da cidade e passar uma ou duas semanas só com o som dos pássaros e do vento a passar nas árvores? O ecoturismo está a desenvolver-se e a oferta no nosso país é cada vez maior. Aproveite as actividades oferecidas nos parques naturais e vá conhecer melhor o ambiente enquanto se diverte.

A única coisa que se tira da natureza são fotos e nada se deixa excepto pegadas. Esta é a principal regra que o turista ecológico deve ter em mente quando for de férias. Uma ideia que tem cada vez mais adeptos em todo o mundo, porque o turismo convencional traz vários problemas ao ambiente. "Há pessoas que vão andar de moto4 para as dunas ou escalar falésias com aves em período de nidificação", explica Nuno Sarmento, da Liga para a Protecção da Natureza (LPN). Também o aumento dos empreendimentos turísticos, como no litoral, causa muita pressão sobre o ambiente, devido à poluição e aos danos no terreno.

Evite fazer fogueiras, não deite detergentes nos rios e não despeje lixo na natureza. Estes são comportamentos que deve ter presentes. E se acha que nas áreas protegidas não se vai divertir, tire essa ideia da cabeça. Em todos os parques existem ofertas de divertimento ambiental. Passeios a cavalo no Gerês, canoagem no Douro, observação de flamingos na ria Formosa são actividades que pode realizar, assim como paintball, rappel ou tiro com arco, para emoções mais fortes.

Ecoturismo consiste em passar férias em contacto com a natureza, sem danificar o ecossistema e promovendo o desenvolvimento sustentável. Nuno Sarmento defende que as pessoas devem informar-se acerca do sítio para onde vão e saber se esses locais são fiáveis. Já chegaram queixas à LPN de actividades que no final não são muito ecológicas: "Em Castro Verde (Alentejo) chegaram queixas à LPN de pessoas que foram fazer observação de aves e que os organizadores se chegaram demasiado aos pássaros, assustando-os. Ora isto não é atitude de um ecoturista", revela o ambientalista.

Planeie bem as suas férias e aproveite a Internet para ajudar. Os fóruns costumam ser bons conselheiros, pela partilha de experiências que se faz nesses espaços.

Caso viaje para fora, tenha atenção às emissões de carbono e co-mo organiza a sua viagem. "Use o meio de transporte menos nocivo para o ambiente e não compre pacotes em agências de viagens", recomenda o ambientalista. Pesquise na Internet sítios onde ficar e compre localmente para apoiar as populações. Mas atenção ao que compra, pois há sítios que vendem objectos feitos de marfim, tartaruga, couro de répteis, peles de animais, corais e conchas.

Durante as suas férias dispense o uso do automóvel e prefira uma bicicleta ou andar a pé. Assim estará muito mais exposto aos odores, sons e cenários da natureza. Usar ingredientes regionais na confecção das suas refeições dar- -lhe-á um melhor entendimento dos sabores locais, além de reduzir os custos ambientais decorrentes da importação de produtos.

Tenha atenção ao sítio onde fica alojado. Alugar uma casa é mais amigo do ambiente, já que consegue controlar os gastos em electricidade, água, comida (que nos hotéis é desperdiçada) e controla ainda o ar condicionado. DN


Sem comentários: