Última chamada: Inscrições abertas até 31 de Agosto para o
Curso de Especialização Tecnológica em HERBALISMO
O CET é uma formação pós-secundária não superior que visa conferir qualificação profissional do nível 4.
O CET em Herbalismo tem sido desenvolvido sob uma consciente cooperação entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Guarda e a Escola de Herbalismo da Associação Luzku, resultando num curso de carácter único. O curso consiste em alguns módulos de carácter geral e científico realizadas na ESTG e uma série de módulos directamente relacionados com as plantas medicinais realizados na Escola de Herbalismo na Quinta Dionísio.
Início do curso: 05 de Outubro 2009
Final do Curso: 01 de Abril 2011
O curso tem um total de 1420 horas das quais:
270 são leccionadas na ESTG
730 são leccionadas na Escola De Herbalismo na Quinta Dionísio
420 correspondem a períodos de estágio, realizadas como formação em contexto de trabalho em entidades e empresas selecionadas
Em anexo encontra-se um folheto informativo sobre o curso.
Coordenação do Curso: Pedro Cardão (ESTG)
Mirjam Olsthoorn (Associação Luzku).
Um Técnico de Herbalismo é um técnico qualificado
- cultivar as Plantas Aromáticas e Medicinais;
- transformar as Plantas Aromáticas e Medicinais em produtos ervanários;
- proceder à comercialização de plantas ou produtos transformados;
- realizar consultorias informativas e de bem-estar e acompanhamento sequente.
A última década tem demonstrado um crescimento expansivo do interesse público no cuidado de saúde natural baseado em princípios holísticos. O Herbalismo é um dos ramos mais antigos e amplamente implementados dentro das práticas de saúde natural.
Um Técnico de Herbalismo é um representante de uma profissão muito antiga, transformada num novo formato. O Técnico de Herbalismo contemporâneo é um especialista em plantas medicinais e aromáticas com conhecimentos múltiplos sobre as plantas benevolentes para a saúde. A profissão de Técnico de Herbalismo abrange um vasto leque de competências relacionadas: desde a determinação e a botânica, a produção, a colheita e a transformação, a conservação e o controlo de qualidade, a aplicação, a comercialização e a legislação.
Em toda a Europa existem numerosos cursos em assuntos relacionados com o Herbalismo, habitualmente oferecidos por centros de saúde natural e variando em objectivos, conteúdo e duração. Alcançar o grau de Técnicos de Herbalismo profissional tem sido virtualmente impossível em quase toda a CE. Como resultado as pessoas formam-se como ‘especialistas’ não qualificados. Isto reflecte a grande necessidade de Técnicos de Herbalismo formados a desempenhar a sua profissão segundo normas de qualidade regularizadas ao nível governamental; uma necessidade já há anos verificada por especialistas envolvidos na formação e na educação em Herbalismo, bem como por médicos e políticos. O desenvolvimento de um programa educacional para uma qualificação profissional de nível 4 é necessário ao nível Europeu. Em resposta a essa necessidade o CET em Herbalismo - o segundo curso oficialmente acreditado em Europa - oferecerá um curso de qualidade num formato que pode ser transferido ao nível nacional e internacional.
Para informações sobre inscrições, logísticas e Acção Social:
Prof. PEDRO CARDÃO
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Fransisco Sá Carneiro, 50
6300-559 Guarda
Tel. 271-220120
Para informações sobre o procedimento e o conteúdo do curso:
MIRJAM OLSTHOORN
Luzku-Fuzku - Comunidade Internacional de Terapias Naturais e Artísticas
Trinta
6300-225 Guarda
Tel. 271 230015
Mob. 96 3985049
luzkufuzku@gmail.com
www.luzkufuzku.home.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário