quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Procura dos produtos florestais começará a aumentar em 2010, conclui estudo

A procura de produtos florestais deverá começar a aumentar no próximo ano, mas uma recuperação significativa demorará mais tempo, conclui um estudo, num momento em que o consumo de papel na Europa e nos EUA cai 16%.


Da autoria do instituto de investigação finlandês Pellervo Economic, o estudo foi elaborado em Maio e prevê a "retoma da economia mundial" e, como tal, também da procura da indústria papeleira, "ainda que de forma ligeira, com poucos impactos na produção".


"Em 2010, a situação da indústria florestal não será muito melhor. Apesar de alguma recuperação económica, o volume de madeira usada será pouco superior no próximo ano", frisa o estudo.


A indústria papeleira europeia e norte-americana registou uma marcada recessão no nível de actividade económica, com fortes reduções nos níveis de emprego, estando a ser afectada pela tendência global de queda na procura de pasta e também do papel.


Só no primeiro semestre deste ano, o consumo de papel caiu na Europa e nos EUA 16%, face a igual período do ano anterior.


O primeiro semestre de 2009 continuou a registar o impacto do processo de encerramento de capacidades produtivas, o que, segundo o estudo, acabou por beneficiar os mercados europeus no final de 2008.


Segundo dados da Portucel, no que diz respeito ao segmento de qualidade, as vendas de produtos 'Premium' mantiveram nos mercados europeus um peso superior a dois terços do volume vendido, "o que é particularmente relevante na actual conjuntura económica".




No mercado de pasta de papel registou-se uma diminuição dos níveis da procura nos mercados europeus, tendo o consumo de pasta recuado 4,5% no segundo trimestre de 2009, reflexo directo do abrandamento da actividade em todos os segmentos e mercados.


De destacar o mercado chinês que, entre os principais consumidores, tem mantido um desempenho superior ao de 2008, o que sustentou um crescimento global das entregas dos produtores de madeira exóticas em cerca de 10%.


No primeiro semestre deste ano, pelos menos cinco milhões de toneladas de produção foram retiradas do mercado, correspondentes a cerca de 10% da capacidade instalada no final de 2008, o que juntamente com o bom desempenho do mercado chinês, contribuiu "para a diminuição acentuada do nível anormalmente elevado de reservas que se verificava no final do primeiro trimestre", de acordo com dados da Portucel.
2009-08-26 10:20
Oje

Sem comentários: