terça-feira, 23 de março de 2010

Festa da Caça No Casteleiro


Nos próximos dias 1 e 2 de Maio, o Casteleiro vai ser palco da 1ª Edição da “Festa da Caça”, uma iniciativa da Junta de Freguesia que pretende potenciar o desenvolvimento da Aldeia apostando nas vertentes cultural, de animação, valorização do património e dos produtos locais existentes.

Esta iniciativa tem ainda por meta vir a constituir-se, pela sua repetição anual, como pólo de atractividade e alavanca decisiva no combate à progressiva desertificação a que temos vindo a assistir nos últimos anos.

A 1ª edição da “Festa da Caça do Casteleiro” aposta num programa de qualidade e diversificado, quer a nível da sua estrutura base, quer dos intervenientes. Assim, durante os dias do evento, a Festa irá “ocupar” todos os largos da Freguesia, que os visitantes serão convidados a percorrer, assistindo a diversas actividades temáticas e de animação que decorrerão em permanência.

Igualmente nos dois dias de Festa, mais de duas dezenas de stands exibirão produtos e artesanato local e da região, produtos da terra e os visitantes poderão ainda efectuar passeios a cavalo e de charrette.

A Festa inicia-se no sábado (dia 1 de Maio) com uma largada de perdizes a que se seguirão uma demonstração de “Cães de Parar” e uma mostra de cães de caça. A falcoaria marcará presença com várias demonstrações ao longo do dia. A animação de rua estará a cargo do grupo “Velha Gaiteira” e, no palco principal, actuarão a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor e o Grupo Musical “Osíris”.

No domingo, um grupo de acordeãos animará as ruas e largos da freguesia e actuarão o Grupo de Cantares de Santa Maria e o Rancho Folclórico de Valverde. Ao longo do dia terá lugar um Mostra de Cães Serra da Estrela, uma demonstração de cães pela equipa cinotécnica da GNR e todos terão a possibilidade de praticar tiro com arco, besta e zarabatana. As tasquinhas, com ementas de pratos de caça, estarão abertas em permanência durante os dias da festa.

Para a realização deste evento, a Junta de Freguesia conta com o apoio decisivo do Clube de Caça e Pesca do Casteleiro e ainda da Câmara Municipal do Sabugal, Empresa Municipal Sabugal +, Federação de Caça e Pesca da Beira Interior e o patrocínio do RaiHotel (Sabugal).

Sem comentários: